Quantcast
Channel: Nevilton » sacode
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Álbum “Sacode” do Nevilton é rock para festejar o amor

$
0
0

capa por Phillippe Leon

Por Daniel Perroni Ratto*

A felicidade bate à porta. Ela vem lá daquele lugar ensolarado para encontro de amigos, Umuarama. Nome criado de elementos tupis por Silveira Bueno, no início do século XX, para essa cidade do Paraná que é a Capital da Amizade.

A esperança do rock independente “Sacode” as emoções e nos transporta para o otimismo de viver, de amar. Remete às pinturas surrealistas, todavia, alegres, de Joan Miró. Riffs de guitarra do Nevilton Alencar querem nos mostrar que vivemos entre corações e amigos. Sugerem que a vida pode ser muito mais, pedem para que olhemos as estrelas de uma noite clara e brindemos o presente.

Essa “Crônica” começa com a dualidade musical de Tiago Lobão e Nevilton Alencar. É também conflito de relacionamento. Das confusões que se formam quando você pensa em mar e, ela, em montanha. De quando você quer subir e, ela, descer. Mas ela sempre foi a preferida, deu sentido à minha vida, seja na Praia da Taíba ou no sertão de Mombaça. Ela sopra vida ao coração.

Crédito: Luiz Maximiliano

Acordo por volta das sete da manhã, depois de uma “Noite Alta”, trabalho cotidiano chama a obrigação. Faço meu café enquanto o despertador continua tocando em câmera lenta pela janela do quarto até o chão do prédio. Pois é assim que o dia passa, labuta diária, ressaca pertinente. Pensamento lá, naquele paraíso sonhado e, na memória, o sorriso dela.

É happy hour, bom para dar uma desencanada e relaxar depois de um dia de trabalho. No rádio do carro, toca Hadfinger, Hall and Oates e Nevilton. Passou uma entrevista da banda dizendo que o Miranda produziu o álbum “Sacode”, indicado ao Grammy como melhor disco de rock. Trânsito lento, a mente voa. Lembrei da minha época de “Jardineiro”, onde vivi longe de perigos e desilusões, com vontade louca de achar um grande amor. Plantava acácias, nove horas, ipês, agaves afiados para proteger o coração.

A noite se apresenta cheia de alegria com você ao meu lado. Bem que hoje podia não amanhecer para tê-la mais um pouco. Mas o tempo não para e, “Até Outra Vez”, ficarei ansioso para olhar seus olhos verdes.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR “SACODE!”

Outro dia chegou, café na caneca e mais um despertador pela janela. Lembrei que o amor nunca a tinha visitado, mesmo sem esperanças, sozinha, leva a vida como pode e até “Sacode”, nunca vai parar. Sabe que a vida pode melhorar. Penso que tenha melhorado. Entre serviços enfadonhos, pego-me pensando naquele “Friozinho” de outrora que sinto até hoje quando a vejo. Esse flerte com o brega é essencial na nossa estória e nessa música. Assim o tempo passa mais agradável onde eu estiver.

Isso é “Só Pra Dizer” que, apesar da minha intransigência, nunca deixarei de te amar e esperarei você por aqui! Deixe o rock entrar. Deixe a aventura começar. Bora largar de orgulho bobo que só atrapalha ser feliz.

Nas horas de ócio, na rede daquele alpendre, lembro da tua pele de “Porcelana”. Quando a chuva cai e a melancolia quer chegar. Dê-me um minuto de atenção, é tudo muito frágil, eu sou. Dos amigos também necessito a energia. Saiba que não ficarão, logo partirão e estarei livre como um sabiá a lhe cantar. Pois “Vou Ver o Mar”. Sei que eu já não tinha razão, lá nas terras de Martim Afonso de Sousa. Não existe maior “Satisfação” do que ver você voltar. Esse blues permite transpor a dialética do amor. Nesse riff de contrabaixo dance music, quero mais é dançar contigo e ver o dia raiar!

Vamos combinar assim, vou fazer um “Bailinho Particular”. Daqueles que íamos nos anos 80. Depois da operação, minha mobilidade estará nova em folha. Bem juntinho ou rodando o salão, quero muito te apertar. Então, “Espero que Esteja Melhor”. Nas relações, no amor, muitos impropérios são ditos, feitos. E o que aprendi com esse maravilhoso álbum, “Sacode”, da banda Nevilton, é que a vida é rápida demais para deixar de viver o amor. A vida, como o amor, é para celebrar!

*Daniel Perroni Ratto é poeta, músico, jornalista e professor. É autor de livros como “Urbanas Poesias” (Editora Fiúza, 2000), “Marte mora em São Paulo” (A Girafa, 2012) e “Marmotas, amores e dois drinks flamejantes (Ed. Patuá, 2014).

 

Fonte:
http://uolmusica.blogosfera.uol.com.br/2015/05/05/album-sacode-da-banda-nevilton-e-rock-para-festejar-o-amor/

The post Álbum “Sacode” do Nevilton é rock para festejar o amor appeared first on Nevilton.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10