
capa por Phillippe Leon
Por Daniel Perroni Ratto*
A felicidade bate à porta. Ela vem lá daquele lugar ensolarado para encontro de amigos, Umuarama. Nome criado de elementos tupis por Silveira Bueno, no início do século XX, para essa cidade do Paraná que é a Capital da Amizade.
A esperança do rock independente “Sacode” as emoções e nos transporta para o otimismo de viver, de amar. Remete às pinturas surrealistas, todavia, alegres, de Joan Miró. Riffs de guitarra do Nevilton Alencar querem nos mostrar que vivemos entre corações e amigos. Sugerem que a vida pode ser muito mais, pedem para que olhemos as estrelas de uma noite clara e brindemos o presente.
Essa “Crônica” começa com a dualidade musical de Tiago Lobão e Nevilton Alencar. É também conflito de relacionamento. Das confusões que se formam quando você pensa em mar e, ela, em montanha. De quando você quer subir e, ela, descer. Mas ela sempre foi a preferida, deu sentido à minha vida, seja na Praia da Taíba ou no sertão de Mombaça. Ela sopra vida ao coração.
Acordo por volta das sete da manhã, depois de uma “Noite Alta”, trabalho cotidiano chama a obrigação. Faço meu café enquanto o despertador continua tocando em câmera lenta pela janela do quarto até o chão do prédio. Pois é assim que o dia passa, labuta diária, ressaca pertinente. Pensamento lá, naquele paraíso sonhado e, na memória, o sorriso dela.
É happy hour, bom para dar uma desencanada e relaxar depois de um dia de trabalho. No rádio do carro, toca Hadfinger, Hall and Oates e Nevilton. Passou uma entrevista da banda dizendo que o Miranda produziu o álbum “Sacode”, indicado ao Grammy como melhor disco de rock. Trânsito lento, a mente voa. Lembrei da minha época de “Jardineiro”, onde vivi longe de perigos e desilusões, com vontade louca de achar um grande amor. Plantava acácias, nove horas, ipês, agaves afiados para proteger o coração.
A noite se apresenta cheia de alegria com você ao meu lado. Bem que hoje podia não amanhecer para tê-la mais um pouco. Mas o tempo não para e, “Até Outra Vez”, ficarei ansioso para olhar seus olhos verdes.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR “SACODE!”
Outro dia chegou, café na caneca e mais um despertador pela janela. Lembrei que o amor nunca a tinha visitado, mesmo sem esperanças, sozinha, leva a vida como pode e até “Sacode”, nunca vai parar. Sabe que a vida pode melhorar. Penso que tenha melhorado. Entre serviços enfadonhos, pego-me pensando naquele “Friozinho” de outrora que sinto até hoje quando a vejo. Esse flerte com o brega é essencial na nossa estória e nessa música. Assim o tempo passa mais agradável onde eu estiver.
Isso é “Só Pra Dizer” que, apesar da minha intransigência, nunca deixarei de te amar e esperarei você por aqui! Deixe o rock entrar. Deixe a aventura começar. Bora largar de orgulho bobo que só atrapalha ser feliz.
Nas horas de ócio, na rede daquele alpendre, lembro da tua pele de “Porcelana”. Quando a chuva cai e a melancolia quer chegar. Dê-me um minuto de atenção, é tudo muito frágil, eu sou. Dos amigos também necessito a energia. Saiba que não ficarão, logo partirão e estarei livre como um sabiá a lhe cantar. Pois “Vou Ver o Mar”. Sei que eu já não tinha razão, lá nas terras de Martim Afonso de Sousa. Não existe maior “Satisfação” do que ver você voltar. Esse blues permite transpor a dialética do amor. Nesse riff de contrabaixo dance music, quero mais é dançar contigo e ver o dia raiar!
Vamos combinar assim, vou fazer um “Bailinho Particular”. Daqueles que íamos nos anos 80. Depois da operação, minha mobilidade estará nova em folha. Bem juntinho ou rodando o salão, quero muito te apertar. Então, “Espero que Esteja Melhor”. Nas relações, no amor, muitos impropérios são ditos, feitos. E o que aprendi com esse maravilhoso álbum, “Sacode”, da banda Nevilton, é que a vida é rápida demais para deixar de viver o amor. A vida, como o amor, é para celebrar!
*Daniel Perroni Ratto é poeta, músico, jornalista e professor. É autor de livros como “Urbanas Poesias” (Editora Fiúza, 2000), “Marte mora em São Paulo” (A Girafa, 2012) e “Marmotas, amores e dois drinks flamejantes (Ed. Patuá, 2014).
Fonte:
http://uolmusica.blogosfera.uol.com.br/2015/05/05/album-sacode-da-banda-nevilton-e-rock-para-festejar-o-amor/
The post Álbum “Sacode” do Nevilton é rock para festejar o amor appeared first on Nevilton.